sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Síndrome Metabólica"

                                                           
O aumento de peso afeta cada vez mais pessoas e é hoje um problema de saúde pública mundial.
O número de casos continua aumentando em todos os continentes, especialmente na América Latina, em todas as faixas etárias e em ambos os sexos.

Hoje sabemos que a distribuição de gordura é mais importante que o peso em si e que seu acúmulo na região abdominal está associado ao risco de várias doenças, como pressão alta ( hipertensão arterial), diabetes, alterações do colesterol (dislipidemia) e infarto do miocárdio.
Quando associadas, estas doenças recebem o nome de Síndrome Metabólica.

O tratamento deve ser permanente e consiste em:
  • Alimentaçao equilibrada;
  • Atividades físicas regulares;
  • Perda de peso;
  • Medicações adequdas.
O que seria uma alimentação saudável?
Completa?
Balanceada?
Equilibrada?

  • É completa quando contém todos os nutrientes indispensáveis para o nosso dia-a-dia e balanceada quando esstes ingredientes são ingeridos na quantidade correta.
-Pergunte-se se suas refeições sempre contêm um equilíbrio entre carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais?

Hoje em dia é comum substituirmos as refeições completas por lanches rápidos, muito calóricos e pouco nutritivos ou mesmo não consumirmos todos os grupos alimentares ao longo do dia.
Ex: frutas, carnes, leite...

Pessoas bem nutritas apresentam um sistema imune mais saudável e garantem maior disposição e melhor qualidade de vida.

Faça um teste simples, analise seus pontos e veja como está o seu estado nutricional.

Circule o número para aquelas afirmações que se aplicam a você.
Some os números circulados e veja seus pontos.                                                    
                           
                                                                                                                          

-Eu tenho uma doença ou uma condição que me fez mudar o                         2
tipo e a quantidade de alimento que costumava comer.

-Eu faço menos de duas refeições completas por dia.                                       3
(Não almoço ou não janto.)

-Eu como poucas frutas ou vegetais ou leite e derivados.                                2

-Eu bebo três ou mais doses de bebidas alcoólicas quase todos                       2 
os dias.                                                                                         

-Eu tenho problemas de mastigação ou deglutição que dificultam                 2
a alimentação.      

-Eu nem sempre tenho dinheiro suficiente para comprar a                             4
alimentação que necessito.                                                        
                                                                            
-Eu como sozinho na maioria das vezes.                                                           1

- Eu tomo 3 ou mais medicamentos por dia.                                                    1

-Mesmo sem desejar, eu perdi ou ganhei 4,5 kg nos últimos                           2        
6  meses.

- Eu nem sempre me sinto disposto para fazer compras, cozinhar e/ou           2
me alimentar.

- Total de pontos: verificar na tabela abaixo o resultado obtido.

  • 0 a 2 pontos: excelente, faça um novo teste em 6 meses.
  • 3 a 5 pontos: você apresenta um moderado risco para má nutrição. Veja o que seu médico ou nutricionista pode fazer para melhorar os seus hábitos alimentares e estilo de vida. Faça um novo teste em 3 meses.
  • 6 pontos os mais: você apresenta um alto risco para má nutrição. Leve este teste na sua próxima consulta com seu médico ou nutricionista. Converse com ele sobre problemas que você pode ter em função de seu estado nutricional atual. Peça ajuda para melhorar sua alimentação.
Você não precisa estar com fome ou abaixo do peso para estar com deficiências nutricionais.
Pergunte ao seu médico e/ou nutricionista algumas dicas de boa nutrição.

NÃO SE ENGANE:
-Estar acima do peso não significa estar bem nutrido!

Fonte: Abbott Nutrion

Um abraço à todos,
Dra Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário