sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"Qualidade de Vida na Terceira Idade"






"A chegada a Terceira Idade, traz consigo limitações sobre um corpo já muito vivido. Já não se tem mais a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e raciocínio, a mesma coordenação motora da época da juventude. Há mais tempo disponível, mas os idosos não sabem o que fazer com ele... Acostumados a fazer, não sabem o que ser..."
(Dra Olga Inês Tessari)





Definição de saúde:
"Saúde é um estado completo de bem estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença." (OMS- 7 de abril de 1948)



"A qualidade de de vida é atingida através da harmonia, integração e equilíbrio entre corpo, mente, espírito e emoções, onde o todo é maior que a soma das partes."
(Brian Lucke Seaward)



"A qualidade de vida na Terceira Idade pode ser definida como a manutenção da saúde em seu maior nível possível, em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual."
(OMS 1991)



Em setembro de 2003 foi aprovado o Estatuto do Idoso, ampliando os direitos dos cidadãos com idade superior a 60 anos.



Principais pontos do Estatuto:




-Saúde


-Transportes Coletivos


-Violência e Abandono


-Entidade de Atendimento ao Idoso


-Laser, cultura e esporte


-Trabalho


-Educação





Qualidade de Vida na Terceira Idade:




1- Bem estar físico:




a- Boa alimentação: uma alimentação saudável implica em suprir o organismo com todos os seu nutrientes de que ele necessita para o seu bom funcionamento e para a conservação de um peso estável, fatores importantes na prevenção de várias doenças.




b- Consulta médica: visitas regulares ao médico são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida.




c- Atividade Física: a prática regular de atividades físicas com orientação especializada, contribui para a conservação da saúde.




d- Atividade Sexual: deve ser mantida, pois o idoso não para a sua função sexual. O que importa é a intimidade, a sensação de aconchego, afeto e carinho.




2-Bem estar social:




a-Lazer: repousar, divertir-se, entreter-se, desenvolver a sua formação desinteressada, depois de se livrar de obrigações profissionais, familiares e sociais.




b- Interação social: é a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos.Familiares, amigos...




c- Passatempo: atividade de entretenimento livre que indivíduos desenvolvem sozinhos ou coletivamente.Fotografia, leitura, escutar música...




d- Interesses diversos: estudar por exemplo.




Bem estar psíquico:




a- Aposentadoria: coincide com a entrada na terceira idade, podendo muitos idosos desenvolverem sintomas depressivos, devido as dificuldades de encararem a falta da rotina do trabalho e dificuldade de refazerem seus projetos de vida.




b- Luto: perdas de cônjuges, amigos ou mesmo filhos.




c- Contato familiar constante: os idosos precisam interagir com seus familiares, passar para as outras gerações suas experiências de vida, a história familiar.




d- Preservação e manutenção da autonomia, independência e dignidade do idoso.




3-Bem estar espiritual:




Independe de qual seja a sua religião ou crença, reserve um momento para a meditação, isto lhe trará tranquilidade e paz de espírito.




Um grande exemplo de idoso em nosso país :


Oscar Niemayer - nascido em 15/12/1907 (102 anos)



Um abraço à todos,


Dra Nazaré








Postado por: Maria Nazaré Thomaz de Almeida Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário