segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Transtorno Bipolar e o risco de suicídio"



O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por um padrão de oscilação de humor que pode incluir eutimia, depressão ou mania/hipomania. O perfil neuropsicológico do TB pode se associar a diversas alterações, incluindo déficits de memória verbal, disfunções executivas, entre outros.

Sabidamente, o TB é uma das condições neuropsiquiátricas que mais se associam a comportamentos suicidas. Mais ainda, as tentativas de suicídio destes indivíduos tendem a ser mais letais que em outros transtornos neuropsiquiátricos, e algo em torno de 1/3 dos portadores deste transtorno apresentam ao menos uma tentativa de suicídio ao longo da vida. Alguns estudos investigaram influência de comorbidades (coexistência com outros transtornos psiquiátricos) para risco de suicídio. Neves e colaboradores demonstraram que, dentre portadores de TB, aqueles que também tinham diagnóstico de Transtorno da Personalidade Borderline – transtorno caracterizado por impulsividade e instabilidade emocional – e etilismo tinham maiores chances de tentar suicídio.

Estudos utilizando neuropsicologia também podem auxiliar na identificação de indivíduos que apresentam risco para tentativas de suicídio. Recentemente, Malloy-Diniz e colaboradores compararam portadores de TB que haviam tentado suicídio àqueles que nunca tiveram tentativas de suicídio. Os resultados demonstraram que os portadores com tentativas pretéritas de suicídio apresentavam piores resultados em tarefas de avaliação de tomada de decisão, revelando maior impulsividade neste grupo.

Estes estudos revelam que a avaliação neuropsicológica pode ter utilidade na prática terapêutica ao identificar indivíduos com riscos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário