domingo, 7 de março de 2010

"Prisioneiros da cadeira"


Homens foram feitos para andar, mas passam o dia todo sentados, diz médico

O corpo do Homo sapiens foi moldado para o movimento. Para caçar, nadar, plantar e sobretudo, caminhar. Mas mudamos radicalmente nosso estilo de vida nos últimos anos, tornando-nos cada vez mais sedentários. Atualmente, a maioria da população passa grande parte do tempo sentada. São em média, 10 a 15 horas por dia no carro ou ônibus, no trabalho, em frente a TV. Sem falar nas horas de sono. As pessoas praticamente não andam mais e se movimentam muito pouco, constata o endocrinologista James Levine, da Clínica Mayo, em Rochester, nos EUA, que há dez anos estuda o papel dos movimentos cotidianos (atividades que queimam calorias mas não são exercícios físicos) em nosso metabolismo.
O especialista, autor de "Mexa-se um pouco, emagreça muito" (Ed Rocco), fez a fascinante descoberta: as pessoas que se movimentam mais queimam até 350 calorias extras por dia, o equivalente a mais  de 15 kilos por ano. Por isso, acredita, a epidemia de obesidade estaria diretamente ligada à imobilidade do homem moderno. E de nada adianta ir com frequência  à academia  ou mesmo fazer uma corrida matinal, segundo o especialista, se, ao longo de todo o restante do dia, permanecemos sentados. O risco de engordar e de desenvolver problemas cardíacos e doenças como diabetes permanecerá elevado. Em resumo, passar muito tempo sentado é ruim para a silhueta e a saúde. "Nossos ancentrais queimavam tudo o que ingeriam se deslocando, buscando alimento, procurando abrigo, se reproduzindo. Alteramos a nossa maneira natural de viver e nos aprisonamos em cadeiras, atrás de computadores", afirma Levine. A solução deve ser nos tornarmos naturalmente mais ativos."

Dicas de movimento:
Para o endocrinologista James Lavine, ir à academia é muito bom, mas é preciso também inserir mais movimento no dia a dia. Veja como fazer isso em casa e no trabalho.
-A caminho do trabalho: Se der para abrir mão do transporte, caminhe para o trabalho. Se for muito longe, busque estacionar a alguns quarteirões de distância ou descer um ponto antes.
-Escadas: Tente não usar elevador. Encare os degraus.
-Reunião: Faça as reuniões caminhando, em vez de sentado. São 100 calorias extras por hora. Se não der, ao menos fique de pé.
-E-mails: Em vez de mandar um e-mail para uma pessoa que trabalha no mesmo escritório, ande até ela.
-Telefone: Procure sempre caminhar enquanto fala ao telefone.
-Almoço: Procure caminhar durante uma parte da hora do almoço. Junte os amigos e faça um passeio.
-Jantar: Adicione 20 minutos de caminhada antes do jantar. Ou retome o hábito de dar uma volta depois da comida.

Fonte: "Jornal O Globo" do dia 28 de fevereiro de 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário