terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Café e Hepatite C"


Café, um novo aliado no tratamento da hepatite C

A maioria dos brasileiros tem seu dia pontuado pelo café. Pela manhã, para acordar. Após o almoço, para “facilitar a digestão”. No final da tarde, como um lanche. Muitas pessoas dizem que não conseguem nem mesmo começar o dia sem ele. Mas você poderia imaginar que o café seria um aliado no tratamento da hepatite C?
Um grupo de pesquisadores do HALT-C, grupo de cooperação americano que estuda como se comporta a hepatite C e seus tratamentos, publicou recentemente uma pesquisa avaliando o impacto do consumo de café sobre o tratamento do vírus da hepatite C. Segundo os autores, os indivíduos tratados que consumiam pelo menos três xícaras de café ao dia apresentaram, ao final do tratamento, uma possibilidade de cura 64,3% maior do que aqueles que não consumiram o café.
O consumo de café já foi associado a melhores exames laboratoriais hepáticos, progressão mais lenta da doença do fígado e menor frequência de tumores primários, mas não se sabia, até aqui, qual seu impacto sobre o tratamento da hepatite C. Além da cafeína, o café possui mais de mil outros componentes, qualquer um dos quais poderia estar relacionado a esta observação. No entanto, com base nestes dados, é impossível afirmar que o mesmo possua alguma ação direta contra o vírus.
De uma maneira ou de outra, este importante estudo desmistifica a ideia popular que muitos tem de que o café possa ser maléfico ao fígado e abre a possibilidade de que este ritual genuinamente brasileiro possa ser muito melhor do que jamais imaginamos.
16/8/2011 16:23 | Dr. Guilherme Felga, hepatologista do Einstein
http://blog.einstein.br/post.aspx?id=170

Nenhum comentário:

Postar um comentário