terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"Sobre o HPV"


Perguntas e Respostas sobre o HPV

Equipe Oncoguia
Última atualização: 26/01/2012
1. HPV é uma doença sexualmente transmissível?
O papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível mais comum. Existem mais de 100 tipos de HPV. Mais de 40 deles podem ser transmitidas através do contato sexual.
Alguns tipos de HPV, principalmente o HPV 16 e HPV 18, podem causar câncer do colo do útero, enquanto outros tipos podem causar verrugas genitais ou verrugas em outras partes do corpo, tais como as mãos. HPV também pode causar câncer do pênis, de cavidade oral, garganta e de reto.

2. Quanto tempo depois do contato sexual a pessoa está infectada pelo HPV?
A infecção ocorre duranto o contato sexual. Não importa quanto tempo passou desde que você teve relações sexuais com alguém que tem HPV, se esta relação tiver ocorrido sem a devida proteção (camisinha), você pode ter se infectado com o HPV. Pelo menos metade de todos os homens e mulheres sexualmente ativos têm o vírus em algum momento de suas vidas.

3. Como sei se eu tenho o HPV?
A maioria das pessoas não sabe que tem HPV. No entanto você pode ter um dos tipos que causam verrugas, ou mesmo câncer, e ficará sabendo da presença do HPV após a constatação destas lesões consequentes ao virus.
As verrugas genitais podem ser confundidas com outros problemas de pele que não são sexualmente transmissíveis. Verrugas genitais não necessáriamente aumentam o risco de câncer do colo do útero, pois são causadas por diferentes tipos de HPV. O exame de Papanicolaou e testes para HPV podem ajudar a determinar se você porta o virus e está em risco para o câncer do colo do útero.

4. Como é transmitido o HPV?
HPV é transmitido através de qualquer tipo de contato genital desprotegido. Isso significa sexo vaginal, sexo oral e sexo anal. HPV também pode ser transmitido através de parceiros do sexo oposto ou do mesmo sexo.
Em casos raros, uma mulher grávida com HPV pode transmitir o vírus ao recém-nascido durante o parto. O HPV pode causar verrugas na garganta do recém-nascido, doença conhecida como papilomatose respiratória recorrente.

5. Como você pode se proteger contra o HPV?
Os preservativos de látex (camisinha) podem diminuir suas chances de contagio ou transmissão do HPV se você usá-los corretamente durante todo o acto sexual do começo ao fim. Você também pode proteger-se, limitando o número de parceiros sexuais que você tem. A vacina contra o HPV diminui drasticamente a infecção por alguns tipos de HPV que podem causar o  câncer do colo do útero e verrugas genitais. A vacina é recomendada para homens e mulheres entre 9 e 26 anos. A vacina não impede o contato com o virus, mas estimula o sistema imune a combater o virus, de modo a impedir a infecção crônica por este virus. 
O HPV pode infectar áreas que não são cobertas por um preservativo. Se você ou seu parceiro tem verrugas genitais, você não deve ter relações sexuais até que sejam tratadas e curadas . O vírus se espalha pelo contato de pele com pele, ou mucosa com mucosa.
 
6. Que tipo de câncer pode ser causado pelo HPV?
O câncer do colo do útero é o câncer mais comum causado pelo vírus HPV. Se você for mulher, é importante fazer o Papanicolaou regularmente para detectar células anormais no colo do útero. A vacina contra o HPV, se aplicada corretamente, pode prevenir alguns tipos de HPV que causam câncer do colo do útero, câncer de canal anal, câncer na vulva e o câncer vaginal. Outros tipos de vírus HPV podem causar cânceres menos comuns, incluindo o câncer de boca e câncer do pênis ou do reto.

7. Quantas mulheres terão câncer do colo do útero no ano de 2012?
Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer) para o Brasil, no ano de 2012, esperam-se 17.540 casos novos de câncer do colo do útero, com um risco estimado de 17 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores da pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o mais incidente na região Norte (24/100 mil). Nas regiões Centro-Oeste (28/100 mil) e Nordeste (18/100 mil) ocupa a segunda posição mais frequente, na região Sudeste (15/100 mil), a terceira, e na região Sul (14/100 mil), a quarta posição.

8. O que são verrugas genitais?
Verrugas genitais não são cancerosas. Os tipos de HPV que causam verrugas genitais não causam verrugas em outras partes do corpo ou câncer. Nas mulheres, as verrugas genitais podem aparecer em torno da vagina e do ânus, no colo do útero, e em torno da vulva. Nos homens, as verrugas genitais podem aparecer no pênis, escroto e ânus. Elas podem ser sobresalientes ou planas, grandes ou pequenas, únicas ou múltiplas.

9. Ser portador do HPV sem sintomas também transmite o vírus?
O HPV pode ser transmitido mesmo se você não tem sintomas. A maioria das pessoas não apresentam sintomas da infecção e pode passá-lo para outra pessoa.

10. Você pode ter o HPV se tiver apenas um parceiro sexual?
Definitivamente pode-se diminuir as chances de contagio do HPV permanecendo em uma relação sexual monogâmica. Mas as pessoas que tiveram apenas um parceiro sexual em sua vida inteira ainda podem ter HPV. A única maneira realmente garantida de evitar o HPV é evitar todos os tipos de contato sexual desprotegido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário