"A chegada a Terceira Idade, traz consigo limitações sobre um corpo já muito vivido. Já não se tem mais a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e raciocínio, a mesma coordenação motora da época da juventude. Há mais tempo disponível, mas os idosos não sabem o que fazer com ele... Acostumados a fazer, não sabem o que ser..."
(Dra Olga Inês Tessari)
Definição de saúde:
"Saúde é um estado completo de bem estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença." (OMS- 7 de abril de 1948)
"A qualidade de de vida é atingida através da harmonia, integração e equilíbrio entre corpo, mente, espírito e emoções, onde o todo é maior que a soma das partes."
(Brian Lucke Seaward)
"A qualidade de vida na Terceira Idade pode ser definida como a manutenção da saúde em seu maior nível possível, em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual."
(OMS 1991)
Em setembro de 2003 foi aprovado o Estatuto do Idoso, ampliando os direitos dos cidadãos com idade superior a 60 anos.
Principais pontos do Estatuto:
-Saúde
-Transportes Coletivos
-Violência e Abandono
-Entidade de Atendimento ao Idoso
-Laser, cultura e esporte
-Trabalho
-Educação
Qualidade de Vida na Terceira Idade:
1- Bem estar físico:
a- Boa alimentação: uma alimentação saudável implica em suprir o organismo com todos os seu nutrientes de que ele necessita para o seu bom funcionamento e para a conservação de um peso estável, fatores importantes na prevenção de várias doenças.
b- Consulta médica: visitas regulares ao médico são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida.
c- Atividade Física: a prática regular de atividades físicas com orientação especializada, contribui para a conservação da saúde.
d- Atividade Sexual: deve ser mantida, pois o idoso não para a sua função sexual. O que importa é a intimidade, a sensação de aconchego, afeto e carinho.
2-Bem estar social:
a-Lazer: repousar, divertir-se, entreter-se, desenvolver a sua formação desinteressada, depois de se livrar de obrigações profissionais, familiares e sociais.
b- Interação social: é a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos.Familiares, amigos...
c- Passatempo: atividade de entretenimento livre que indivíduos desenvolvem sozinhos ou coletivamente.Fotografia, leitura, escutar música...
d- Interesses diversos: estudar por exemplo.
Bem estar psíquico:
a- Aposentadoria: coincide com a entrada na terceira idade, podendo muitos idosos desenvolverem sintomas depressivos, devido as dificuldades de encararem a falta da rotina do trabalho e dificuldade de refazerem seus projetos de vida.
b- Luto: perdas de cônjuges, amigos ou mesmo filhos.
c- Contato familiar constante: os idosos precisam interagir com seus familiares, passar para as outras gerações suas experiências de vida, a história familiar.
d- Preservação e manutenção da autonomia, independência e dignidade do idoso.
3-Bem estar espiritual:
Independe de qual seja a sua religião ou crença, reserve um momento para a meditação, isto lhe trará tranquilidade e paz de espírito.
Um grande exemplo de idoso em nosso país :
Oscar Niemayer - nascido em 15/12/1907 (102 anos)
Um abraço à todos,
Dra Nazaré
Postado por: Maria Nazaré Thomaz de Almeida Terra