segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


Atividades físicas trazem benefícios também ao cérebro

A prática de exercício ativa a memória, reduz a ansiedade, dá prazer e alivia a tensão do cérebro

Publicado em 17/10/2011 

NataçãoPraticar exercícios diminui o risco de AVCs
Foto: Getty Images

Que a prática de esportes faz bem para o corpo, tonifica os músculos e melhora a capacidade respiratória, todo mundo já sabe. Mas os cientistas descobriram que, muito além dos benefícios para o corpo, os exercícios são ótimos para a saúde do cérebro. Fazer artes marciais, dança, natação, e outros esportes favorece o bombeamento de sangue, o que indica mais oxigênio pelo corpo, inclusive para as células da massa cinzenta. Isso significa que quem faz exercícios físicos regularmente tem risco menor de sofrer AVCs (acidentes vasculares cerebrais).

Os exercícios aeróbicos também estimulam a criação de novos neurônios, o que era impensável até o fim dos anos 90, quando se acreditava que nascíamos com uma quantidade certa de neurônios (cerca de 86 milhões) e que esse número só diminuiria com os anos.

"Além de possibilitar o ganho de novos neurônios, o exercício aumenta a capacidade deinteração e comunicação entre eles, que é o que chamamos de sinapse", afirma Li Li Min, professor do Departamento de Neurologia da Unicamp. Isso quer dizer que os exercícios físicos não só aumentam a quantidade de jogadores em campo no cérebro (que seriam os novos neurônios) como também melhoram a qualidade do passe entre eles (sinapse).

Os pesquisadores coordenados por Min analisaram imagens cerebrais de oito lutadores de judô, oito corredores de maratonas de longa distância e 20 sedentários. E perceberam um aumento namassa cinzenta daqueles que praticavam esportes.

"A pesquisa serviu para mostrar a capacidade adaptativa do cérebro aos exercícios. Se a prática de esportes pode influir inclusive na plasticidade da massa cinzenta, fazendo com que áreas do cérebro se desenvolvam mais, isso indica que os benefícios das atividades físicas são mesmo inegáveis à mente", diz Min.

Assim como a questão dos neurônios, o aumento da massa do cérebro era outro tabu: acreditava-se que ela só podia ser desenvolvida por algumas doenças que fariam o órgão se tornar maior em alguma parte. O estudo do professor Min mostrou que, como qualquer músculo do corpo, o cérebro também pode "ganhar massa", dependendo da região à qual aquela prática esportiva está associada.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Falando sobre dor"

Epiduroscopia



A epiduroscopia, também chamada de endoscopia espinhal epidural, ou mieloscopia epidural, é um procedimento endoscópico em que o espaço epidural é explorado para o diagnóstico e tratamento intervencionista de dor na coluna, principalmente a dor radicular.
Nesta técnica minimamente invasiva, usando um cateter fino com uma câmera de fibra ótica, examina-se as estruturas anatômicas epidurais para localizar adesões e fibroses com a finalidade de prover tratamento direcionado e preciso.
*Qual é o objetivo de uma epiduroscopia?
A epiduroscopia tem duas finalidades. A primeira é a identificação e visualização dos locais exatos de tecido fibroso e a consequente determinação da severidade da fibrotização. Frequentemente o tecido fibrotizado forma em torno das raízes nervosas depois de intervenções cirúrgicas ou de traumas graves. A identificação das áreas com fibrose permite ao médico apresentar as melhores opções para o alívio da dor.
A segunda é para injeção de anestésicos locais e antiinflamatórios em torno das raízes nervosos quando métodos mais conservadores foram mal-sucedidos.
Ficarei sedado durante o procedimento?
Sim. Este procedimento é realizado sob anestesia local. Pacientes também são levemente sedados para ajudá-los a melhor tolerar o procedimento. O grau de sedação depende do grau de tolerância a dor do paciente.
Quanto tempo o procedimento demora?
A injeção em si leva somente uma hora; no entanto, o paciente precisa ficar internado por uma noite.  O médico o vê no dia seguinte e realiza uma segunda injeção.
O que é injetado?
Esta injeção geralmente consiste de um anestésico local e um antiinflamatório.
Como é feito o procedimento?
O paciente é deitado de bruços. O médico intervencionista utiliza a fluoroscopia para localizar a área que, na opinião dele, está causando o problema. Insere então um cateter fino com câmera epiduroscópica de fibra ótica. O médico avança a câmera, o tempo todo guiado por fluoroscopia, até chegar na área onde está localizado o tecido fibrotizado. Uma vez estabelecido o local correto, o tecido fibrotizado é desfeito aos poucos. Fibrose extensiva ou resistente pode não responder a esse procedimento. Anestésico local e antiinflamatório também são injetados em torno das raízes nervosas inflamadas.
Em muitos casos, seu médico pode recomendar que este procedimento seja feito em conjunto com um procedimento caudal com cateter. Mas, isto fica para outra explicação.
O paciente precisará de alguém para levá-lo para casa. Aconselha-se que o paciente repouse por no mínimo um dia pós-procedimento e que realize atividades dentro dos seus limites. Poderá observar que a dor aumenta depois do procedimento. Isto é normal e temporária. O gelo pode ser utilizado para aliviar qualquer dor no local da injeção. Também, o paciente deve tomar o analgésico. Não se deve aplicar calor pelo resto do dia. Também, não se deve tomar banho de banheira ou ficar imerso em água.
Posso trabalhar normalmente no dia seguinte?
A maioria dos pacientes podem voltar ao trabalho em uma semana depois do procedimento.
Quanto tempo dura o efeito da medicação?
Inicialmente poderá sentir a dor aumentar, mas os efeitos benéficos duram de vários dias até meses.
Quais são os riscos e efeitos colaterais?
Como é o caso com todo procedimento, há risco, efeito colateral e a possibilidade de complicações. O efeito colateral mais comum é dor – que é temporária. Para saber dos outros riscos, fale com a enfermeira da equipe multidisciplinar que está cuidando de você.
Obs.: Este procedimento não pode ser  realizado se você estiver com infecção, gripe, resfriado, febre ou crise hipertensiva. Informe seu médico em qualquer um desses casos.
*Fonte das perguntas e respostas: http://www.lubbockpaindoc.com/epiduroscopy.pdf
Tradução livre: Camille Khan

http://www.mundosemdor.com.br/epiduroscopia/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+mundosemdor+%28Mundo+Sem+Dor%29